top of page
Buscar
Foto do escritoreducandariosantarosa

Os benefícios da leitura na infância



A leitura é um hábito muito importante e prazeroso. Por meio de histórias, os pequenos ficam imersos em narrativas que podem exercitar necessidades existentes dentro da sua rotina.


O ato da leitura em si já traz muitos benefícios, independente do assunto principal do livro: se traz uma temática educativa, fantástica ou mesmo se for um volume para pintar. Na infância, é muito importante desenvolver esse costume de ler, uma vez que os benefícios para as crianças são enormes. E listamos aqui alguns deles, confira!


Aumenta a concentração

Uma boa leitura requer, acima de tudo, concentração! Quem nunca se perdeu entre uma palavrinha e outra enquanto lia, não é mesmo? Por isso, é importante trabalhar essa habilidade desde cedo, assim a criança vai desenvolver a capacidade de se concentrar mais facilmente quando for realizar outras tarefas. Os resultados são ótimos nas provas e trabalhos escolares, por exemplo!


Desenvolve a compreensão

Quer jeito melhor de desenvolver a compreensão de textos do que lendo livros? A criança que é estimulada a ler desenvolve mais cedo o senso de compreensão textual. Por isso, é importante investir nesse hábito.


Incentiva o lado criativo e a imaginação

Quando lemos um livro, somos levados a lugares diferentes, que muitas vezes nem existem de verdade! Por meio da concentração na leitura e da compreensão das particularidades que envolvem as histórias, adquire-se a capacidade de criar cenários e imaginar com riqueza de detalhes o que está transcrito no livro.


Essa habilidade é levada para toda a vida e pode ser muito valorizada na vida adulta. Quando se está no mercado de trabalho, por exemplo, a criatividade permite criar saídas para um problema ou imaginar as situações de pontos de vista diferentes.



Aumenta o vocabulário

Os livros são fontes inesgotáveis de vocabulário. Por isso, quanto mais cedo a criança cria o hábito da leitura, mais vocabulário ela irá assimilar e armazenar. Claro que não é preciso impor à criança a escolha de obras de grande complexidade. Deixe-a livre para escolher o gênero literário com que tem mais afinidade!


Desenvolve a leitura e a fala

Quando lemos em silêncio, nosso cérebro consegue compreender as palavras rapidamente, ainda que algumas sejam lidas da forma errada. Por isso, criar o hábito de ler em voz alta pode ser uma boa dica para aprimorar a leitura e a fala da criança, já que é preciso mais atenção para pronunciar as palavras de maneira correta.


Lembre-se: a leitura também é um processo de aprendizado e, portanto, os erros podem acontecer! Então, caso alguma palavra seja pronunciada errada, não deixe de mostrar como é o certo, sempre com muita paciência e de maneira descontraída.


Promove o conhecimento dos sentimentos e emoções

As histórias infantis, as fábulas e os contos de fadas são ótimos para despertar nas crianças sentimentos e emoções, ensinando os pequenos a demonstrar o que sentem e a se importar com os outros. Ensinam também sobre ética, já que a maioria possui uma lição.



Quais livros procurar?


Se você deseja colocar os pequenos em contato com os clássicos da literatura infantil desde cedo, existe uma série de livros curtos que podem ser utilizados para criar uma rotina de leitura na sua casa. Aqui estão algumas sugestões:

Literatura infantil brasileira:

São clássicos com histórias cativantes, de rápida absorção para os pequenos e que embalam gerações. Esses livros podem ser encontrados em bibliotecas públicas e em livrarias.


História de dois amores – Carlos Drummond de Andrade

O Menino Azul – Cecília Meireles

Marcelo, Marmelo, Martelo – Ruth Rocha

O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

O Menino Maluquinho – Ziraldo

A Bruxinha Atrapalhada – Eva Furnari

Palavras, Palavrinhas e Palavrões – Ana Maria Machado


Literatura infantil estrangeira:

São livros com autores internacionais. Muitos deles ilustrados e que contam de forma lúdica as narrativas criadas com os personagens. Podem ser encontrados com mais facilidade em livrarias.


As aventuras de Robin Hood – Alexandre Dumas

O Pequeno Príncipe – Saint-Exupéry

O que me diz, Louise? – Slade Morrison e Toni Morrison

A parte que falta – Shel silverstein

O gato de botas – Charles Perrault

A Lagartinha Muito Comilona – Eric Carle

O Grufalão – Julia Donaldson

E na hora de dormir?


Criar uma rotina de leituras permite que seus pequenos sejam cativados de forma periódica por uma história. Incentivar a leitura noturna, por exemplo, acalma o corpo antes do sono e permite maior relaxamento e descanso.



Ao ler o capítulo de um livro com seu filho até ele adormecer, você promove muitos benefícios para a sua saúde. A sensação de conforto e segurança que o cérebro ativa proporciona uma noite muito mais tranquila, ajudando os pequenos com problemas comuns da idade, como pesadelos e o xixi noturno. Separamos dicas para você adquirir esse hábito:

  • Escolha livros apropriados para a idade da criança;

  • Leia já no quarto, ao lado da cama ou junto do seu pequeno;

  • Assuma um tom de voz mais calmo e tranquilo;

  • Deixe que a criança veja o livro, compartilhem esse momento;

  • Dedique-se à leitura e desconecte-se de aparelhos eletrônicos;

  • Faça a leitura antes de dormir pelo menos três vezes por semana.

Além de ler os livros, responda os questionamentos que surgirem da criança! A troca de ideias que acontece com a leitura reforça o aprendizado e torna a experiência ainda mais memorável.


Você tem o hábito de ler em casa? Qual é o livro preferido do seu pequeno? Compartilhe conosco e nos acompanhe nas redes sociais do Educandário Santa Rosa para conferir outros artigos sobre o desenvolvimento infantil.


Fontes: Unimed e Dom Bosco

Comments


bottom of page